segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Só pra começar....


Antes de tudo... Um blog cujo tema é “danças no nordeste” precisa definir afinal O QUE É DANÇA?

A dança surge pela necessidade de o homem pôr para fora suas emoções. Antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais. Por isso, a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também, pois quem dança, ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo.

A dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o acompanha ao longo da sua história - desde os rituais dos povos primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos, e influenciando até nas festas dos dias de hoje.

Conectada ao mundo, articula-se com diversos contextos: arte, cultura, política, mercado, educação, sociedade.

Pouquíssimo se conhece no Brasil sobre suas danças e seus costumes, pois sem se preocupar com o hábito da leitura e pesquisa - talvez por falta de tempo ou de interesse - a maior parte do povo brasileiro ignora até mesmo os hábitos mais comuns entre nossa gente. A cultura popular PRECISA criar forças dentro do próprio território, PRECISA ser mostrada e reconhecida pelo povo brasileiro.

A Dança Brasileira teve várias influencias e por isso ocorre variação de região para região. Este blog tem como objetivo, resgatar e valorizar as danças folclóricas e populares brasileiras através da riqueza que a cultura nordestina pode nos oferecer. O Brasil é palco de uma intrincada teia de palavras, sons, ritmos e canções e não pode desperdiçar tudo que tem para mostrar!!!!