quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Chega Mais

"Chega pra roda, mulher
Chega pra roda, mulher
Tambô que tá te chamando,
Chega pra roda mulher."

A primeira dança nordestina que especificarei neste blog será o TAMBOR DE CRIOULA , proveniente do Maranhão. É sem dúvida uma dança que veio no bojo da escravidão negro-africana e não tem nenhuma conotação ritual. É um simples batuque, caracterizado pela umbigada que entre nós tem a designação de punga. A umbigada, sabe-se, é uma constante em inúmeras outras danças de origem africana.
É uma dança de umbigada de origem negra, tocada por homens em três tambores (tambor grande, meião e crivador) construídos em troncos de árvores com pele de animais (boi, carneiro ou veado) cravada em sua boca.

No desenrolar da dança, as mulheres costumavam seduzir com olhares e movimentos da cintura e escolher seus parceiros. Sendo assim é considerada uma dança de sedução.
O tambor de crioula é sobretudo uma dança de divertimento, mas costuma ser realizada em homenagem a São Benedito, padroeiro dos negros do Maranhão:

"Meu São Benedito,
meu santo de preto,
que bebe cachaça
e ronca no peito."

É uma manifestação que só existe no estado do Maranhão, mas que aos poucos vem se tornando conhecido e difundido pelo Brasil inteiro. E em junho deste ano aconteceu o tombamento e reconhecimento da manifestação do Tambor de Crioula como patrimônio imaterial do Brasil.

9 comentários:

Alex Oliveira disse...

Uau! Essa você escavou fundo!

Seria legal se você conseguisse encontrar vídeos, fotos e músicas para os estilos de dança que você vai comentar aqui. Fica mais fácil entender a dança quando se vê (e ouve)!

filipe sette disse...

No início da novela da Cor do pecado da globo, mostrava várias vezes a protagonista dançando o tambor de crioula. Bem legal essa batida.

Anônimo disse...

Eu ia dzer o msm que o filipe...na novela mostrou bastante!
o ritmo é mto contagiante!

Unknown disse...

Jordana, o assunto é riquíssimo! Sempre é muito bom mergulhar um pouco na base da nossa cultura, a gente aprende a se conhecer melhor e, quem sabe, crescer em consciência. Parabéns, muito legal o assunto!

Ana Caroline Chaves disse...

Toda vez que entro no seu blog morro de saudade da minha terra!! Eu nasci em Niterói mas morei 10 anos em Salvador... Ai que saudade!!
Parabens pelo blog!!
Bjos

Marina Polo disse...

Opa!

quero ouvir o ritmo

como acho uma palhinha?

Unknown disse...

Manda mais coisa aí, jordana! O assunto é ótimo! Não pára não!

| Design Gráfico | disse...

Olá, parabéns pelo blog! Sou Alexandra da RecriarArte quadros e decoração, e lhe peço para que por gentileza adicione nosso site a sua lista de links, adicionaremos o seu blog em nosso site tembém!
www.recriartequadrosedecoracao.com.br

alexandra@recriararte.com.br

Unknown disse...

Alguém conhece a banda lethal gab
ta aqui o vídeo deles, nunca vi isso!!
http://www.youtube.com/watch?v=cOSvSckiM_s