terça-feira, 2 de outubro de 2007

"Tupi" or not "tupi"

Afinal... De onde vem esse gingado? De onde brasileiros e brasileiras "desenvolveram" a técnica de um remelexo tão BRASILEIRO ????

Pensar em um desenvolvimento próprio da dança no país não é o caminho certo, já que todos sabem que nosso país é o país da diversidade, portanto, a arte da dança não poderia fugir desse assunto...

Analisando característias como a valorização do corpo,os batuques (e o impacto que causam nesse corpo) e a sensualidade nos ritmos mais dançados no país, já podemos reparar uma forte influência negra. O negro influenciou na formação de danças e cantos. Trouxe também os seus instrumentos que se infiltraram na nossa orquestra popular, principalmente nas danças puramente africanas e em muitas outras que foram aparecendo a partir destas influências .

As danças populares mais caracteristicamente nordestinas vieram do negro. São as que mais se fizeram ao contato da terra e da gente. Outras muitas com caráter nordestino também vieram de outras terras. Quer negras, quer de influência índia ou portuguesa, o Nordeste tem muita responsabilidade na formação do que é "tipicamente" brasileiro.

Separei do meu arquivo pessoal dois vídeos para exemplificar o impacto desta influência negra na formação de um famoso grupo afro-brasileiro: o OLODUM.
Foi um ensaio realizado no Pelourinho em Salvador em agosto de 2006.
Quem já foi pode dizer que dançar é INEVITÁVEL . Os batuques tomam conta de QUALQUER um (que saiba ou não dançar)!!!!
O primeiro vídeo mostra mais o próprio grupo, que também não consegue tocar sem dançar. Podem reparar que os integrantes têm até uma coreografia!
O segundo mostra dois bailarinos negros e soteropolitanos tomados pelo ritmo afro do OLODUM !!! E que fazem todo mundo entrar na dança!!!



9 comentários:

Anônimo disse...

Adoro axé!!!
Seu blog tá mto animado hein...
tem que ter um super post pra Ivete...hehehe
bjus

Unknown disse...

Nossa!! to dançando aki! bom demais genteee!!! Amo esse ritmo q com certeza eh a cara do nosso Brasil!!

Adorei seu blog!!

filipe sette disse...

Onde compro meu abadá?

Ingrid disse...

meninaaa!
tenho q concordar com os comentários de cima!

e teeem q ter um superpost pra ivete (e pro saulo, q canta aquela música com ela!) HAEHUEAUHEAUHEHEAU

Alex Oliveira disse...

Ei, quero mais, quero mais! Dança boa é no Nordeste!

Leo Cerqueira disse...

to doido pra ver um maracatu beeem dançado.. mas tem q ser pessoalemnte!!!

beijos

Amanda Henriques disse...

Oi Jordana!

Que blog show de bola!! Adoro dança, você não sabe o quanto! Quer dizer... Deve saber sim. Rs*

Te adicionei na minha lista de links. Quando puder me adicione também! Um grande beijo.

Blog: Arquitetura de Interiores

Beijos

Doce Joice disse...

"Eu vou... atrá do trio elétrico vou..."
Seu blog tá lindo!!
Já te adicionei na minha lista de links!!
Depois dá uim visitadinha no meu e comenta!!
bjus

Carlos Ujhama disse...

Prezada Jordana:
Meu nome é Carlos Ujhama. Além de prof°, bailarino e coreográfo, também desenvolvo uma pesquisa etnográfica sobre a diaspora negra nas Americas. Fico sempre grato quado encontro blogs, sits, etc... sobre música, dança ou cultura popular. Porém continuo com uma imensa dúvida ou questão que, gostaria que vc me respondese: Quando ,e, será que essa é a forma, de nós,(povo, civilisação, descendentes negros...) iremos parar de carnavalizar a nossa sociedade e os nossos costumes, ao ponto de, ainda termos que pensar que, samba reggae, tambor de crioula, maracatu, lundu, siriá e tantas outras heranças da nossa etnia, tem haver com Ivete Sangalo ou coisa parecida? Se quiser debater este assunto entre em contato.(rastamarques@yahoo.com.br), Grato pela atenção!